segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

30 - UM DIA DE FEIRA, SEIS DE ZOO.

Numa altura em que se procura dotar a zona contígua ao novo Mercado Municipal de uma maior dinâmica, é notória uma ausência – ou uma subtracção, como diria Balbi – da mais séria importância não só para aquela zona da burgo mas para uma certa ideia e conceito de cidade.

Seria da mais extrema utilidade dotar o novo recinto da feira semanal de uma valência (já agora porque não uma geminação?) nova para Guimarães. É notório que aquele frio empedrado será absolutamente inútil durante 6 dias da semana. E o que fazer naquele espaço? Deixa-lo ao abandono? Dá-lo para ser adoptado por ideias estapafúrdias? Não. É preciso ousar. Vamos ousar: vamos dotar a nova praça vimaranense de um verdadeiro pólo de atracção turística. Vamos dar a Guimarães um Jardim Zoológico!

A nova praça tem as condições ideais: é plana, é impermeável (o que é bom para as limpezas) e fica no centro da cidade. Já consigo imaginar hordas de turistas fascinados pela mistura de rugidos e de trapos ou pela cópula de roupa falsificada com merda, num esto ciclónico por entre pedaços de hortaliça e abraços de granito. Já consigo, inclusivamente, vislumbrar um portão em gradeamento férreo, à antiga inglesa, a dizer Bem-Vindo ao Zoo de Guimarães. Que pinta!

Tendo em conta que a praça foi inspirada nas eiras minhotas, em dias de muito calor pode sempre meter-se a bicharada no segundo piso do Mercado Municipal. Parece que está vazio e é feio fazer sofrer a bicheza.

Sem comentários:

Enviar um comentário