segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

29 - O BOULEVARD MARQUES DA SILVA E A ORBITAL DE GUIMARÃES

Como é do conhecimento de todos, a actual via circular de Guimarães nunca foi verdadeiramente circular: projecto fora de tempo, serpenteia por entre montes e cumes desde o entroncamento de Covas ainda nacional 105 até àquela heróica semi-recta em direcção a Mesão Frio, já itinerário complementar número 5. Pelo meio, e em cada um dos sentidos, vias de afectação ilógicas e profundamente mal sinalizadas, geradoras de acidentes e de palavrões bem direccionados.

Ora, assentando esta estrutura num desenho completamente catastrófico e encontrando-se, desde há já tempo suficiente, a cintar o glorioso crescimento da urbe, sabemos bem que pouco há a fazer para lhe conseguir dar a volta. Ora, uma das poucas coisas que ainda se pode fazer a esta proto-circular é dar-lhe a grandeza que ela, neste estado, jamais terá. A esta hora o leitor avisado perguntará “oh, Guimarães, mas como?” Resposta: transformando-a num autêntico, real e definitivo BOULEVARD MARQUES DA SILVA, em homenagem a um dos grandes vultos do urbanismo vimaranense.

A ideia é manifestamente simples: começar a construir nas margens da via edifícios de vanguarda arquitectónica e tecnológica mas de fachada beaux-arts (aproveitando alguns esboços perdidos do próprio arquitecto que ora se homenageia, dos seus tempos idos de estudante de arquitectura em Paris). E, sempre que possível, dotar toda a extensão do actual circuito de passeios largos com plátanos e nespereiras virar o separador central, quando o há, em alameda ou rambla, acolher estacionamento gratuito para viaturas topo de gama (crê-se que, com este incentivo, surjam as chamadas lojas âncora ao estilo do que sucede aos Campos Elíseos ou ao Monte Napoleone).


Boulevard Marques da Silva: vista de Azurém. Carregar na imagem para ampliação deslumbrante.

Boulevard Marques da Silva: vista da Nova Mesão Frio. Projecto: Prof. Arqº Carlos Maria Brandão. Carregar na imagem para deslumbre imediato.



Quanto à existência de uma verdadeira circular urbana em Guimarães, ela fica devidamente acautelada através da criação da ORBITAL DE GUIMARÃES: uma nova e mega-autopista completamente circular, assente em curva larga e perfeita, entre o ar livre e o túnel ,e expandida para os limites do Concelho (ou deles passando um bocadinho, para que se não quebre a perfeição da curva). Algo do género Circunvalación M30 de Madrid ou ainda a mítica e lendária London Orbitary (a M25). Sempre com quatro faixas de cada lado e, por via das dúvidas, com portagem para quem vem de Braga.
Temos revolução? Ou ficamos quietinhos no sofá?

Orbital de Guimarães: planta de possível implementação. A tracejado, o percurso em túnel.


Orbital de Guimarães: pormenor da passagem pelo Parque Industrial de Ponte.

4 comentários:

  1. é impressão minha ou o separador central do boulevard está um bocado torto?

    Ou sou eu que estou c'os copos?

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  2. é impressão sua, meu caro. nós é que estávamos com os copos quando gizámos o separador central, que mais que um separador central é um ajardinado um bocado torto e impressionista. Aliás, nós estamos muitas vezes tortos quando nos impressionamos a fazer separadores centrais.
    AP-CMB-DM

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  3. Por via de regra sim, e em uníssono grande parte das vezes, caríssimo Conde, Conde, Conde.

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