segunda-feira, 22 de novembro de 2010

23 - OPERAÇÃO PADRÃO

O Oh, Guimarães continua na senda das grandes soluções económicas para o desenvolvimento e fortalecimento da sua amada pólis. Para chegarmos à proposta que vamos propor daqui a um parágrafo, partimos de duas premissas: uma, que nos diz que nada se deve interpor entre a iniciativa, o entrepeneurismo e o progresso barra bem-estar civilizacional; outra, que algo está a obstaculizar o crescimento da iniciativa privada no Centro Histórico da cidade. Não, não falamos da rigidez regulamentar camarária. Nem do ambiente guno-rural da movida vimaranense. Falamos, claramente, do Padrão do Salado, obra prima do gótico português mas que, convenhamos, dá cabo das esplanadas da Praça da Oliveira, incomodando o seu natural e desejado crescimento. E as esplanadas, como sabemos, são a alma da Praça. Sem elas, aquilo era só drogados.
Assim, e juntando premissa um e dois, o Oh Guimarães propõe a revolucionária OPERAÇÃO PADRÃO: a mudança estratégica do Padrão do Salado para o desemboque da Rua de Santa Maria na Praça da Oliveira, ali entre a Pousada e a Igreja. Esta operação só traz vantagens para o próprio Padrão, para a Praça onde se encontra e, em último caso, para a micro-economia vimaranense. Vejamos:
a) com o realojamento do Padrão do Salado no cantinho da Praça da Oliveira, a Praça fica muito mais predisposta a ser metodicamente preenchida por esplanadas. Afinal, toda a gente sabe que é o empreendedorismo da restauração que mantem a Oliveira viva.
b) Com a nova reorganização esplanadar da Oliveira, mais pessoas a ela acorrerão, podendo desfrutar da unicidade das suas vistas e da sua beleza. Ainda por cima, podem ver o milagre que se fez ao próprio Padrão.
c) Ao realojar-se o Padrão do Salado naquele cantinho, é o próprio Padrão que deixa de servir de mesa de esplanada, ficando muito mais resguardado ou, quiçá, adstrito à esplanada da Pousada, que é mais calminha que as outras.
Como é fácil de se ver, a Operação Padrão apenas traz vantagens. Encontre o leitor um inconveniente que seja e elenque-o na caixa de comentários. É impossível.
Abaixo se apresenta uma renderização do antes e do depois da execução do pré-ante-projecto de realojamento do padrão, brilhantemente maquetada pelo Arquitecto Carlos Maria Brandão.

A Praça da Oliveira nos tempos que correm. Na imagem é visível que o Padrão do Salado é um empecilho à harmoniosa disseminação esplanadar.
(carregar para ampliar)


A Praça da Oliveira depois da Operação Padrão. Impecável: o Padrão continua lá e as esplanadas florescem como deve ser.
(carregar para ampliar)

* imagens recolhidas de ortofotomapa acessível aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário