(clicar no Livemap para ampliar e ver, em realidade virtual, a magnanimidade desta ideia idem aspas)
segunda-feira, 10 de maio de 2010
3 - A IGREJA DE S. MIGUEL DE CREIXOMIL VIRADA PARA ONDE DEVE SER
No início eram as terras de Creixomir ou algo assim parecido. Pelo nome, parecia um enclave mouro. Não interessa. Estamos a falar da freguesia de Creixomil, pólo densamente urbano na Guimarães do século XXI. Bom, é o orago de Creixomil o mítico São Miguel Arcanjo, o mesmo que limpou o sebo a Satanás, entre muitos outros predicados. Creixomil, terra de מִיכָאֵל, em hebraico, devotou-lhe um templo, fronteiro à estrada velha. A voraz passagem do tempo deixou o templo a destempo. Não faz sentido, na hodiernidade, que a igreja de S. Miguel de Creixomil esteja de costas voltadas para a circular urbana, desalinhando a harmonia teológico-comercial que a Staples e a Radio Popular criaram. Assim, oh Guimarães, e na esteira do que tem sido defendido pela Associação Creixomil Novecentos e Noventa e Nove, a igreja de S. Miguel de Creixomil devia ser virada para a via rápida. O processo é simples: é seguir a lógica da igreja de S. Dâmaso, outrora na alameda epónima, numeram-se as pedras, desfaz-se e volta-se a fazer. Nada que meia dúzia de pavimentadores e duas máquinas de apoio não consigam fazer. Isto sim é que é kitar paisagem. Estamos certos que a viragem da Igreja de S. Miguel de Creixomil para a via rápida constitui uma claro sinal da passagem das palavras aos actos na adequação do discurso e da acção da Igreja Católica aos tempos e templos modernos. Oh Guimarães, aqui fica um livemap de como isto devia de ser. Let's do it, oh Guimarains?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ora cá está finalmente um tema com a actualidade necessária e que vem a propósito da CEC que se avizinha.
ResponderEliminarEu tenho cá para mim que a igreja ficou um bocado oblíqua em relação à via rápida.
Deduzo portanto que o arq Carlos Maria devia estar com os copos quando pretendeu rodar o vetusto monumento.
Atenção portanto a estas situações porque estas coisas podem estragar a estética da cidade, e além do mais eu posso não estar cá para fazer as devidas correcções.
Apresento os mais cordiais cumprimentos
Aliás, o arquiteto além dos copos, deve ter snifado um traço, porque, reparei agora, mandou o tráfego de acesso à cidade pela berma abaixo.
ResponderEliminarEste tipo de erros começa a ser considerado subversivi em relação à boa ordem do trânsito, até porque na horta pedagógica parece que não há grande espaço destinado à frota automóvel.
O Coronel D.Monteiro, que me parece ser um homem do rigor e da disciplina, veja lá se põe esse relaxado do arq Brandão na linha
Respeitosos cumprimentos
Caro Conde: "Obrigados" pelas palavras de incentivo. Permita-nos apenas que lhe digamos que os vícios privados do Arquitecto são públicas virtudes ou vice-versa. Quanto à imagem, como dizia a canção, "this is just a livemap". Não é da autoria do Arquitecto. É da Microsoft, meia quitada por um sobrinho neto do Coronel Monteiro. Se fosse do Arquitecto, dizia lá que era do Arquitecto. É, como se diz na gíria creixomilense, "só para ver como é que ficava".
ResponderEliminarAceite a expressão dos nossos mais respeitosos cumprimentos.