segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

27 - O CENTRO HISTÓRICO NA ERA DA SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA

Sejamos claros: o Centro Histórico da Cidade de Guimarães está a rebentar pelas costuras. Ele é tudo lá. Tudo o que você possa imaginar é lá. Menos os jogos do Vitória. A ideia propositória desta semana ,sob a aparente manta da complexidade, é manifestamente simples: replicar à escala 1/1 o Centro Histórico de Guimarães, Património da Humanidade. Onde? na montanha de Gonça, junto à pedreira.
Sejamos objectivos: estamos na era da reprodutibilidade e nos dias que correm tudo é replicável, inclusivé Centros Históricos patrimónios da humanidade (os engenheiros civis de Las Vegas que o digam). Com base neste ponto de partida, apoiamo-nos num outro: tudo é terraplanável. Que o digam as ex-pedreiras do Vale do Sousa, hoje quase planícies carecas onde o vento levanta poeira de granito. Pedra em Gonça é coisa que não falta pelo que se não antolha difícil a existência de matéria prima para fazer um Centro Histórico de raiz.
Sejamos aritméticos: somando um mais dois tem-se, por regra, três. E o três aqui passa por criar uma espécie de Centrohistóricolândia, réplica perfeita do Centro da cidade - do Castelo até à Porta da Vila - dotada das infraestruturas que um centro medieval, por regra, tem dificuldade em ter (pelo facto de ter sido projectado sem largura de horizontes e sem qualquer consideração pelo ordenamento de território): parques de estacionamento, grandes superfícies comerciais, vias rápidas e rotundas para escoar o trânsito irritante. Com a execução deste plano, salvaguarda-se o Centro original, descongestionando-o da terrível pressão da sua utilização e desenvolve-se exponencialmente uma zona periférica do Concelho, criando um magistral pólo de atractibilidade à escala mundial aberto aos tempos modernos, aos hotéis e às grandes circulares urbanas.
Sejamos visionários: abaixo apresentamos renderzinhos do que temos em vista: mais uma proposição tripantemente monumental desta equipa de megalómentalistas vimaranenses. Estamos certos que daqui a uns anos também este projecto será património da humanidade. Nem que seja imaterial.


Plano geral: Centro Histórico Guimarães mais Gonça igual a réplica.
(Carregar para ampliar)


Plano de pormenor: réplica do Centro Histórico em Gonça, com visualização das acessibilidades. Repare, caro leitor, que a Senhora da Guia será a Porta da Guia, local de entrada privilegiado deste Centro Neo-Histórico.
(Carregar para ampliar em todo o seu esplendor
)

Sem comentários:

Enviar um comentário